Resiliência é a capacidade humana de lidar com problemas, se adaptar a mudanças e superar obstáculos. Essa definição é dada pela psicologia.
Em teoria todas as pessoas deveriam ter a capacidade de superar qualquer problema e seguir em frente. Se adaptar a situações sejam elas favoráveis ou não. Mas, no dia a dia,
essa capacidade humana não é vista com tanta facilidade.
A realidade é que o ser humano, muitas vezes, não consegue “funcionar” se não for pelo sistema de recompensa imediata. Ou seja, se não vemos acontecer aquilo que esperamos, no tempo em que planejamos, rapidamente nos sentimentos frustrados, irritados e incomodados. Frequentemente, desmotivados.
Infelizmente, o IBGE começou em 2018 a divulgar os números de pessoas desalentadas no Brasil. Isto é, pessoas que estão a tantos anos procurando emprego que desistiram. Elas não procuram mais, elas não têm a menor esperança de que podem dar a volta por cima e que a situação irá mudar.
Sua grande maioria são pessoas atingidas mais que diretamente pela crise do país.
No entanto, “resiliência” é uma palavra de ordem. Podemos sentir desânimo e até desalento, mas sabemos que não podemos desistir.
Seja o emprego dos sonhos, o casamento, a faculdade, aquela viagem, etc… Desistir significa conviver com a frustração de nunca alcançar seu sonho. E absolutamente ninguém consegue viver feliz com um nó na orelha desses.
Até mesmo as pessoas que se encontram em desalento quanto a oportunidade de voltar a trabalhar, permanecem buscando uma forma de subsistência até que o Brasil volte a ser um país com oportunidades para todos.
Elas não desistiram. Mesmo com todo desalento, o IBGE aponta que as 27,7 milhões de pessoas desalentadas são consideradas FORÇA DE TRABALHO POTENCIAL.
Ou seja, estão prontas e ávidas para trabalhar a qualquer momento, porém o país não faz sua parte nessa história.
Então somos persistentes e, por isso, no Brasil, nascem pessoas que “não desistem nunca”.
Estamos para além da ausência de oportunidades, pois, em paralelo, temos um número crescente de trabalhadores informais, bicos. Esse não é o ideal de todos.
Ninguém deseja uma vida de instabilidade e total informalidade no que se refere a carreira e trabalho. Mas está aí a capacidade de todas essas pessoas de não se sentirem completamente derrotadas e desistirem de uma vez por todas de trabalhar e conquistar algo no meio de tanta dificuldade.
Mas no mundo empresarial, dos negócios, a realidade não é bem assim. Vemos ideias brilhantes que morrem atrás de telas ou de obstáculos. Todo negócio, assim como as pessoas, têm suas fases.
Ele nasce, precisa de uma boa base para um desenvolvimento saudável para logo se sustentar através dos lucros que gera.
Porém nem todos que nascem conseguem ter uma boa base para se desenvolver e ficam pelo caminho. Sem as ações necessárias, estratégias, gestão inteligente, o mundo perde soluções ótimas.
Uma boa base aproveita as oportunidades certas que aparecem no caminho a ser percorrido para nunca parar no meio dele e fracassar.
O problema é que muitas pessoas ainda esperam uma oportunidade cair do céu ou frente à realidade adversa, se frustram e se colocam na situação de “desalento”. Isso é um erro muito grande.
“Eu não sou um produto de minhas circunstâncias. Eu sou um produto de minhas decisões”.
Essa frase é de Stephen Covey, autor do best-seller “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e ela é um verdadeiro convite para ação.
O autor do best-seller empresarial nos desafia a buscar as oportunidades certas, que precisamos e que queremos atrair para o nosso negócio, sem essa história de ficar esperando o epitáfio acontecer.
Portanto, seria maravilhoso se todos os micros, pequenos e novos empreendedores colocassem no teto essa frase para ler ao acordar todos os dias.
Para exercitar a resiliência, não desistir quando o cenário não parece favorável e tomar a decisão de fazê-lo ficar favorável até que você possa dizer que está bem no lugar em que está.
É importante buscar as soluções, correr atrás das oportunidades e estabelecer conexões. Isso mantém todo negócio respirando, com oxigênio o suficiente para não parar pelo meio do caminho.
Estar em busca de renovação é um ótimo caminho para mudar o paradigma e para isso acontecer, você precisa estar rodeado das pessoas certas. Falo de colaboradores em potencial para o seu negócio.
Podem ser pessoas que possuem negócios parecidos ou aquelas que têm negócios iguais ao seu, mas já contam com mais anos na estrada.
Estar perto de pessoas que já conseguiram sucesso ou que estão realmente em busca dele, só aumenta suas chances de trazer essa realidade para você.
Por isso praticar NETWORKING é uma atitude eficaz e estratégica para os negócios.
A prática de networking é a oportunidade conectar e colaborar com as pessoas certas para gerar as oportunidades que seu negócio precisa para alcançar sucesso.
Então eu tenho uma grande oportunidade para você se cercar das pessoas ideais para o bom andamento da sua vida e dos negócios em 2019.
É o nosso Encontro de Networking e Conhecimento: C+C=O
Um café da manhã com empresários, executivos, líderes e empreendedores como você assistindo diferentes palestras, participando da feira de negócios, produtos e serviços e se conectando com nossas dinâmicas de promoção de networking.
Não perca essa grande chance para alavancar o seu negócio. Tudo o que você precisa fazer para começar o ano criando oportunidades para você e seu negócio é clicar no botão abaixo e preencher nosso formulário de inscrição.
Nos vemos lá!